Medo De Dirigir: O Que Fazer Para Perder Esse Medo?!

O medo é um fator irrelevante na vida do individuo, é sua capa protetora diante de ameaças do meio externo, o corpo se prepara para agir em frente ao perigo evidente. Mas ele em excesso é prejudicial, pois incapacita o individuo a certos momentos de sua vida que requerem atenção, discernimento e ação, aprisionando o individuo dentro de seu próprio medo, isolando o mesmo a comportamentos necessários no meio social.

Hoje o maior desafio pra quem tem medo de dirigir é pegar no carro e dirigir por aí, a necessidade é tamanha, mas o medo fala mais alto. Estudos mostram que os maiores índices de pessoas que sofrem do medo de dirigir possuem CNH. O porquê com este fato pode estar associado a traumas, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, e até mesmo o complexo de inferioridade, por se achar incapaz. Sintomas como: sudorese excessiva, falta de ar, inquietação, ansiedade e nervosismo são considerados fatores que impedem atitude, atenção e ação pra quem quer tirar CNH. De acordo com outros autores a questão de como você dirigi está relacionada ao modo de encarar sua vida pessoal e social. Se você é um individuo perfeccionista e muito organizado, pode sim desenvolver sintomas que possam vir desencadear uma incapacidade de aprendizado, pois o fato do individuo se cobrar muito, cobrar também do outro, é de praxe, por mais que ele se esforce, sempre não é o bastante e algo que pode chegar a ele de fácil aprendizagem, torna-se a coisa mais difícil do mundo. O individuo tem uma grande tendência a levar características de sua personalidade ao ato de dirigir. Geralmente Idosos se acham incapazes por ouvirem que estão em uma idade mais avançada. Adolescentes com um nível elevado de autoconfiança se distraem e se perdem por meio de suas certezas de que já sabem de tudo. Adultos com traumas trazem lembranças consigo que travam seu desenvolvimento de aprendizagem ao ato de dirigir.

De certo que, com base nos sintomas relatados podemos procurar soluções que venham trazer um melhor desempenho pra quem tem medo de dirigir. As aulas de Relaxamento progressivo dão um grande resultado pra quem sofre do medo de dirigir com sintomas ansiosos, mas se for um caso isolado como algum trauma ou alguma psicopatologia, pode-se encaminhar a um tratamento mais especializado, como psicoterapias.


Artigo escrito pela psicóloga Carla Raquel Salazar


Leia também:

Entenda as causas do medo de dirigir e saiba como superá-lo